Além de serem úteis para apresentar informações de forma automática, os chatbots ajudam os usuários que acessam seu site e redes sociais em busca de soluções rápidas

O que é Chatbot

De acordo com a Gartner, empresa de consultoria, 25% dos serviços voltados para suporte ao público em geral e clientes integrarão recursos como chatbot ou assistente virtual até 2020 (logo ali). Por isso, vale a pena começar a se organizar e identificar as alternativas para contar com esses recursos.

O que é um Chatbot?

O termo é a junção das palavras “chat”, que significa bate-papo. Ou seja, Chatbots são robôs se comunicam com um determinado público, de forma automatizada, tendo como base a interação do usuário.

Utilizando sistemas de Inteligência artifical e Machine Learning como base, os chatbots analisam a interação e apresentam uma resposta que esteja de acordo com as necessidades do usuário.

 

 

Benefícios do Chatbot

Sabe aquelas perguntas que as pessoas sempre fazem sobre o seu negócio? Ao invés de repetir a resposta sempre que alguém questiona, defina um processo automático que faça isso por você. Com o chatbot, você ainda ganha tempo para fazer outras tarefas.

Infelizmente, a vida não nos traz apenas questionamentos simples, mas isso não é um problema! Os chatbots podem ser configurados para responder qualquer tipo de informação, desde que definidas previamente.

Sabe aqueles espaços de perguntas frequentes? Então, o chatbot é como eles. A diferença é que, ao definir um processo automatizado de comunicação, o usuário que já está no seu site não precisa buscar por essa área, porque conta com uma opção rápida e de simples acesso.

Exemplos de aplicação

Como você deve ter notado, os chatbots podem ser utilizados de uma série de formas. No site da Dinamize, nós também temos o nosso (ver imagem). O DinaBot tem como objetivo direcionar o usuário para três áreas diferentes:

    • vendas, caso o visitante se interesse por algum dos produtos e queira se informar sobre eles (preço, mais informações sobre recursos etc);
    • suporte, caso ele já seja cliente e queira tirar alguma dúvida técnica sobre o produto adquirido;
    • financeiro, quando o cliente (ou próximo de se tornar cliente) precisa resolver alguma pendência envolvendo pagamentos.

 

Nesse caso, o chatbot é utilizado para direcionar o visitante para o setor ao qual ele deseja interagir. Esse tipo de ação garante uma solução de forma mais rápida para o visitante.

Os chatbots podem auxiliar tanto no relacionamento com clientes quanto em etapas anteriores da jornada de compra, como na geração e qualificação de leads. Além disso, eles podem ser utilizados tanto em sites quanto nas redes sociais.

O que diferencia os processos para criar e configurar esses chatbots são os canais utilizados e também o serviço utilizado inserir esse recurso em sua estratégia.

Algumas ferramentas:

E aí, curtiu as dicas? Nosso objetivo é produzir e vincularmos ainda mais conteúdos.  Acompanhe nosso blog para ficar por dentro das melhores estratégias de marketing digital!

Via: Dinamize Blog

Referências:

https://www.iebschool.com/blog/implementar-chatbots-negocios-tecnologia/
https://www.iebschool.com/blog/chatbots-para-redes-sociales/
http://increnta.com/es/blog/que-es-un-chatbot/
http://increnta.com/es/blog/chatbot-estrategia-inbound/