Você provavelmente já viu alguma marca d’água em fotos no Facebook, Instagram, Twitter e outras redes sociais, certo?

Só para te lembrar: a marca d’água é aquela marcação – muitas vezes discreta, mas nem sempre – que vem nos conteúdos, e indicam que aquela foto pertence à uma marca, ou ao fotógrafo que realizou o trabalho.

Isso é bem normal na internet, afinal, na web nada se cria tudo se copia. Inclusive nossos posts desse blog, mas de boa. E uma marca d’água pode funcionar de duas formas: como uma espécie de proteção contra cópia (não evita totalmente, já que quem quer copiar mesmo edita a foto e dá um jeito) e também para reforçar a identidade de marca.

E este é o tema deste post! Nele, vamos tratar esse assunto de forma um pouco mais profunda, te ensinando:

  • O que é uma marca d’água e para que ela serve;
  • Dicas de como utilizá-la em fotos para as redes sociais;
  • Como inserir a sua marca d’água nos conteúdos.

Vamos lá?

Como utilizar uma marca d’água em fotos pode te ajudar na prática?

Basicamente, uma marca d’água é um símbolo ou mensagem (pode ser um logo, ícone ou selo) sobreposto às imagens, e que funciona como um tipo de “assinatura”. Como dissemos, além de ser um dificultador natural de cópias, marcas d’água são um instrumento de branding nas redes sociais.

Mas, preciso mesmo usar uma marca d’água?

Bom, isso é uma decisão de marca totalmente estratégia. Pense que, apesar de ser um recurso de branding interessante e que ajudará seu público a associar o conteúdo à marca, dependendo do caso, isso pode reduzir o compartilhamento.

É tipo ganhar uma camiseta super legal, que veste bem e tem qualidade, mas não usar porque ela tem uma marca que você não faz questão de divulgar. Então, a dica aqui é: teste. Entenda se seus shares são percentualmente menores em posts com marcas d’água. Se forem, repense se vale a pena usar.

Usando marcas d’água nas redes sociais

Antes de te ensinar, passo a passo, como inserir marca d’água em fotos para redes sociais, se liga nessas dicas importantes:

  • Não deixe a marca cobrir boa parte da imagem. Se sua marca d’água tiver texto, isso pode prejudicar a promoção do post. Lembre-se que você não pode consumir mais de 20% das suas imagens com texto se quiser impulsionar.
  • Crie uma marca d’água que faça sentido para as imagens dos seus posts. É necessário que as duas funcionem em uníssono (#temqueornar). Nada de criar uma assinatura fora de contexto.
  • Nem todas as imagens precisarão dessa marcação. Por isso, tente usar a marca d’água apenas em imagens que necessitem desse tipo de proteção. De outra forma você só colocará mais um elemento na imagem que de não agregará valor algum.

Como inserir marca d’água?

O Card Ninja é um aplicativo onde você pode marcar todo o seu material de marketing, no momento do registro da foto. Abra o App, escolha seu layout e registre suas fotos na opção de arte escolhida. Depois é só compartilhar

Saiba mais

Via: mLabs